Lá da guarita do mosteiro o papa veio falar em português de araque pra sua platéia histérica que aborto e viadagem não pode. Quer que deputado a favor de aborto não comungue, só pra ouvir depois da missa: "Padre, eu não como um gay". Enquanto isso a igreja invade até a tal "segunda vida", a virtual. Clica aqui e lê pra saber por quê (contém piada sem graça - mais uma).

Será que a missa de canonização na TV vai ter narração do outro Galvão? Com direito ao bordão "Brasil - sil - sil - sil" na hora da proclamação do gol, digo, santo? Ah, xapralá.

O Brasil tem um tipo bem especial de catolicismo. Camisinha pode, sexo antes do casamento pode, casar, separar e casar de novo pode; nem adianta o presidente do vaticano espernear. Segunda-feira vi uma cena bem legal que serve como exemplo desse catolicismo-com-guaraná: Hebe, que é catolicona, conversando com a dupla Christian e Ralph. Sobrevivi a isso. Um dos dois cantores fez menção, não lembro como, de ter engolido um terço.

Parêntese: pra quem não sabe, o terço é uma espécie de colar de contas usado pra marcar quantas avimaria (contas pequenas) e quantos painosso (contas grandes) o fiel rezou, e tem esse nome porque o número de painosso-avimaria rezados equivalia a um terço de um rosário. Equivalia porque desde 2002 (acabei de saber pelo google, que é meu buscador e nada me faltará) o papa (não o Bento, o João) alterou as regras do jogo. A rigor, hoje o nome correto seria "quarto". Imagina o defunto no meio da sala e alguém diz:  "vamos rezar um quarto!". Vai ver o nome não pegou porque ia ficar esquisito dizer isso. Ou porque o pessoal daquele grupo de rock progressivo brasileiro não ia gostar. Fico com a segunda opção. Pra quem não sabe o que é rosário põe o mouse aqui.

Pois bem, eu tava falando do programa da TV. O cara fez menção de ter engolido um terço e a Hebe mandou que "tudo bem, o problema é só na hora de sair". Ele foi rápido e respondeu que "as avimaria tavam saindo tudo bem, o problema é os painosso." Vai ver ele estava contemplando um mistério gozoso. Moral da história: na semana da visita do papa tivemos um terço saindo pelo cu em rede nacional.  

Amem. Sem acento mesmo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog