Seis é mais

Dia 8 de fevereiro John Williams fará 72 anos. E eu com isso, nem conheço esse cara! - você poderia dizer. Mas tenho certeza que você conhece o trabalho dele. Ele compôs trilhas que se casam tão bem com os filmes que bastam alguns acordes para que as imagens venham à memória. Guerra nas estrelas? - trilha sonora dele. ET - também. A lista é enorme. Além de séries de TV como Perdidos no Espaço, Túnel do Tempo e Terra de Gigantes ele compôs os temas dos filmes Harry Potter e a Pedra Filosofal, Minority Report, Tubarão, O resgate do soldado Ryan, Contatos Imediatos do Terceiro Grau (quem aqui, como eu, tem a idade de Cristo, quando morr... ops assistiu a este filme na inauguração da extinta TV Manchete?), Terremoto, Caçadores da Arca Perdida, Os Canhões de Navarone, O Destino do Poseidon, Inferno na Torre, O piano, 1941 - uma guerra muito louca (outro que passava muito na Manchete), Louca Escapada, Um Violinista no Telhado, A Lista de Schindler, Superman, O Império do Sol, Jurassic Park, A. I. - Inteligência Artificial e muitos outros. Além de trilhas para TV e cinema ele ainda compôs vários concertos.*

Porque estou falando tanto dele? Primeiro - porque não sabia e fiquei impressionado com o tamanho - da obra - do cara. Não havia reparado (puta falta de atenção, né não?) que o mesmo cara tinha feito as músicas que fixaram tantas cenas em minha memória. Claro que as cenas também foram muito bem feitas, mas sem música a mesma cena não tem o mesmo impacto - quase todo mundo já sabe disso. Segundo - para anunciar as:

Seis músicas ou temas responsáveis por marcarem em minha memória cenas de cinema ou TV:

1 - Concerto de Brandemburgo No.3, 1º movimento (Bach) - Duro de matar
2 - Ruby Tuesday (Rolling Stones) - Os Excêntricos Tenenbaums (nome que quebra a regra do "m" antes de "p" e "b" duas vezes)
3 - Blue Velvet (Bobby Vinton) - Veludo Azul
4 - Theme from Summer of '42(Michel Legrand) - Verâo de 42
5 - Aquele pianinho no final dos episódios de "O incrível Hulk", que passou na Globo nos anos oitenta (nâo sei quem interpreta) - seriado "O incrível Hulk"
6 - Killing me Softly - Um Grande Garoto (essa é a hora em que eles fecham os olhos...)

Aliás, falando nessa última música e aproveitando que estou sem assunto (estou de férias - preso em SP), emendo com mais:

Seis músicas de novo, aimeudeus ideais para a trilha sonora de um empalamento, de preferência o empalamento dos próprios interpretes:

1 - Killing me softly (qualquer intérprete)
2 - I will always love you (Whitney Houston)
3 - My Heart Will go on (Celine Dion)
4 - Tarde em Itapuã (vários)
5 - Andança (rodas de bêbados - na hora do refrão tenha sempre uma metralhadora à mão - desculpe a rima)
6 - Without You (Mariah Carey - valeu, Fer)

Cabe muito mais gente nesta lista, mas aí não seriam seis. Sugestôes?

*Fontes: John Williams home page em Português, biblioteca scoretrack, Epipoca.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog